TCS News

06
dez

SindilojasRio: 85 anos a serviço do Comércio



Marco da história sindical do país, o Sindicato dos Lojistas do Comércio do Município do Rio de Janeiro, o SindilojasRio, é uma das mais antigas entidades representativas do país, reconhecido nacionalmente por sua forte atuação em defesa dos direitos e interesses do comércio.

Primeiro sindicato patronal do comércio, o SindilojasRio foi fundado em 6 de dezembro de 1932 por um grupo de empreendedores idealistas, determinados a organizar e fortalecer o comércio lojista. Ao comemorar seus 85 anos de existência nesta quarta-feira, o SindilojasRio jamais se afastou desse objetivo primordial.

Posição assertiva para que
o comerciante varejista seja ouvido



Hoje, o SindilojasRio é um dos maiores sindicatos do Brasil, com cerca de 13 mil empresas lojistas associadas, reunindo mais de 30 mil estabelecimentos, do microempreendedor às grandes redes, que abrangem mais de 30 diferentes segmentos do varejo, só no município do Rio de Janeiro.

Com estrutura organizacional e gestão semelhantes às de uma empresa, tem sua atuação pautada por metas e resultados, que incluem ações de responsabilidade social e as boas práticas de desenvolvimento sustentável.

Empenhado na luta pela redução e simplificação da carga tributária e no combate à pirataria e à informalidade, o SindilojasRio trabalha permanentemente para promover o diálogo entre o comércio, as diferentes esferas dos poderes Legislativo, Judiciário e Executivo e a sociedade civil organizada.

Neste sentido, o SindilojasRio tem buscado a união entre as entidades representativas do comércio, promovendo debates, coordenando e elaborando ações conjuntas em torno dos temas de interesse do setor, da cidade e do Estado do Rio de Janeiro.

Dentre movimentos recentes importantes a favor não apenas do comércio, mas, também, da sociedade, podemos citar a mobilização contra o aumento do IPTU e outras taxas na cidade do Rio de Janeiro, que reuniu 11 entidades de diferentes setores, além do comércio lojista, como Habitação, Bares e Restaurantes, Ciências Contábeis e outros. Mesmo não impedindo o aumento, este movimento mobilizou imprensa e sociedade, cobrando transparência e diálogo.

Recentemente, apoiamos a criação da Frente Parlamentar em Defesa do Varejo, no âmbito da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro, para ampliar e aprofundar as discussões de interesse do comércio. Em 2016, fomos vitoriosos com a revogação da lei da Taxa Única de Serviços Tributários da Receita estadual.

Entre tantas iniciativas, é assim que o SindilojasRio tem se posicionado sempre, desde a sua fundação em 1932, de maneira cada vez mais assertiva para que a voz do comerciante varejista seja ouvida.

Defensor da modernização da legislação trabalhista recém-aprovada e, ainda, das reformas tributária, previdenciária e política, mais urgentes do que nunca, o SindilojasRio acredita que somente essas inadiáveis mudanças estruturais poderão levar a um novo patamar de desenvolvimento social e econômico, com mais justiça e qualidade de vida para toda a população brasileira.

Defendemos a modernização do sistema sindical brasileiro que resulte na maior representatividade das unidades estaduais e nacionais, renovando-as e possibilitando a interação ainda mais estreita com suas bases, sindicatos e empresas associadas. A modernização proporcionará mais vigor ao sistema, cuja força será decisiva na defesa dos interesses das categorias econômicas.

Para os próximos anos, o SindilojasRio seguirá firme em sua missão, buscando incentivar o crescimento da representatividade; contribuindo para o aprimoramento da gestão de suas empresas lojistas associadas; ampliando o leque de serviços oferecidos aos seus associados; procurando o equilíbrio nas relações entre lojistas e locadores, bem como entre lojistas e empreendedores em shopping centers; fortalecendo o comércio de rua; melhorando as relações entre fornecedores, lojistas e consumidores; combatendo a informalidade e colaborando com o poder público em prol da segurança pública; agindo a favor da racionalização dos impostos; acompanhando e assessorando a gestão pública em áreas relacionadas ao varejo.

São grandes e estimulantes os desafios que fazem com que o SindilojasRio busque a excelência em todas as suas ações, a favor do comércio, dos empresários lojistas e do conjunto da sociedade.













Aldo Gonçalves

Presidente do SindilojasRio e do CDLRio.




Fonte: Opinião / 05 Dezembro 2017

Páginas: 1
Chat