TCS News

20
set

Quinta, 20 de Setembro: Dia do Gaúcho

 20 DE SETEMBRO, DIA DO GAÚCHO!

No dia 20 de Setembro é comemorado no Rio Grande do Sul o dia do Gaúcho! Isso se deve ao marco inicial da revolução mais expressiva iniciada pela região, com impacto por todo o Brasil por vários anos. No ano de 1935, então, começou a Guerra dos Farrapos que também é chamada de Revolução Farroupilha. A data é feriado local, porém o ocorrido envolveu muitos outros estados.
O motivo da luta enobreceu os participantes e traz orgulho ao povo até hoje, que ressalta bravamente a história. Contrariados com as taxas abusivas aplicadas em itens lá mesmo produzidos, como o charque, uniram-se e lutaram por justiça e preços mais baixos! O líder do movimento foi Bento Gonçalves, conhecido como apaziguador e grande negociador para lidar com as pessoas engajadas e até com o governo.
A luta armada foi a mais longa da história nacional, terminando somente em 1945. O resultado foi a separação do Rio Grande do Sul e o decreto de que passou a ser uma república independente. Porém, se analisarmos com mais profundidade, os ideais e as metodologias se espalharam pelos outros estados – influenciando diretamente na Sabinada baiana e na Revolução Liberal ocorrida em São Paulo.
A Guerra dos Farrapos iniciou o movimento que refletia sobre a igualdade e buscava um sistema mais democrático. É considerada o embrião da república brasileira, pois, em decorrência da Revolução Liberal, ocorreu a transição para monarquia e também para a república.



"...Sirvam nossas façanhas de modelo a toda terra..."
Chat