TCS News

17
ago

Viajar é preciso.

Hoje me considero uma pessoa realizada em termos de viagens. Conheço praticamente todo o território nacional! Estes 17 anos de TCS, trabalhando no setor de entidades de classes, me proporcionaram, além de outras satisfações, conhecer o Brasil, praticamente por inteiro.
No inicio era muito desafiador: Imagine uma empresa recém fundada e muitas implantações de sistemas por fazer, de ponta a ponta do mapa.
Nossa estrutura era pequena, a equipe muito enxuta, as limitações técnicas não permitiam flexibilidade e agilidade - muito menos errar. Qualquer problema que houvesse nos obrigava reagendar uma nova viagem e isto, naqueles tempos, não era uma tarefa simples. Os aeroportos e viagens aéreas eram um luxo para poucos. Lembro bem: havia sala de espera, mas, sala de espera mesmo, bem estruturada, refeições a bordo e, nutritivas, com talheres e tudo. Não como hoje. Lembro bem quando se fazia ponte aérea Rio- São Paulo, você podia tomar um uísque ou apreciar um bom vinho e ainda eram servidas nozes, castanhas... Nossa, que saudades!
Fora os aeroportos, os hotéis. Ah, estes sim eram uma aventura: Como não se tinha a internet para se conhecer a estrutura de cada um, restava à surpresa em cada porta de quarto que se abria. Surpresas boas e más. E olha que abri muitas portas de quarto de hotel. Foram tantas que, depois do advento do cartão-chave, resolvi colecionar. Hoje tenho até quadros, nas paredes da empresa, com a minha coleção, apenas de chaves de portas de hotéis.
O que mais me encantava e encanta ainda, eram as diferenças culturais de região para região. Isto era o mais intrigante e marcante: Costumes, hábitos, sotaques, gírias, gastronomia e clima. Tudo era um desafio como também uma preocupação: Sinceramente, me sentia um pouco inseguro em relação às diferenças todas, mas, o desafio superava qualquer medo. Com tudo, sempre sentia uma alegria muito grande em levar a TCS, minha empresa, por este brasilzão.
Hoje lembro com satisfação deste tempo, pois a coragem de seguir em frente, de criar o meu espaço no mundo dos negócios, de fazer a TCS crescer, me fortalecia cada vez mais a cada viagem e fazia acreditar que nada era em vão. Esta experiência guardo dentro de mim com orgulho de ser hoje reconhecido, de ver a TCS - uma pequena empresa do sul do país- praticamente em todos os estados brasileiros.
Os tempos mudaram, a rapidez toma conta dos processos, a internet encurtou as distâncias, viajar não é mais tão complicado.
Hoje, mesmo podendo treinar nossos clientes pela web, nestes 17 anos de viagens, guardo um ensinamento: Nada jamais substituirá o contato pessoal, a alegria de ver nos olhos das pessoas a satisfação após cada atendimento e treinamento realizado.
Nestes anos todos a "maior viagem" sempre foi atender as necessidades de uma carteira tão diversificada- hoje com quase 400 clientes- solucionando com nossos sistemas de gestão, as mais diversas rotinas de sindicatos, confederações e federações brasileiras.
Viajar sempre será preciso!

Ricardo Timmers - Diretor TCS Sistemas