TCS News

26
abr

Aprimoramento da equipe: Fator indispensável para a inovação


Dentro do  programa de aprimoramento da equipe TCS, temos participado de eventos internos e externos com o objetivo de ampliarmos nossa gama de conhecimentos e nos capacitarmos para as mudanças. No evento Reunião da Qualidade RS – 48° Edição, foi a minha vez de me reciclar.
Nada melhor do que estar em contato com empresas e profissionais de sucesso e suas inovadoras práticas de gestão.
Inovação é a chave do sucesso no mundo dos negócios, mais do que ter um bom produto reconhecido no mercado, as empresas têm a necessidade de inovar em processos e gestão. Inovar é ousar e libertar-se dos velhos costumes.
Este ano, a 48° Edição da Reunião da Qualidade incorporou a sua programação uma Sessão Simultânea, onde tivemos a oportunidade de escutar um grande líder e professor da FGV, o Sr. Antônio Carlos Teixeira Álvares CEO da empresa Brasilata. O CEO falou sobre a importância de um líder na Inovação e ainda contou um pouco da história de sucesso e liderança da Brasilata que hoje é detentora de um patrimônio imensurável, não em termos de dinheiro e capital, falo do maior bem que uma empresa pode possuir, que são as pessoas. Sabendo disso, a Brasilata implantou um modelo de gestão inspirado no da empresa japonesa Toyota, invejado por muitos. Os resultados alcançados foram surpreendentes e hoje é visto como exemplo de modelo de gestão inovadora não só no Brasil, mas no exterior.
Poderia ficar muito tempo falando sobre a experiência que foi escutar esse grande mestre, mas muitas coisas foram ditas nessa 48° Edição.
A tarde começou cedo e com um assunto que me deixou ainda mais feliz de estar lá e feliz por saber que tudo que nós, aqui da TCS havíamos pensado em termos de criatividade e inovação para obter aprendizado e resultados, estava certo. Na apresentação do Conferencista e Consultor de Gestão do Conhecimento e Inteligência Competitiva no Rio de Janeiro, o Sr. Jorge Luiz Pinheiro falou das peças, que os treinamentos nos pregam se não tivermos objetivos claros e não gerarmos um ciclo de aprendizagem, onde todos da empresa estejam engajados e cientes de que sem conhecimento não vamos muito longe.
Mais tarde, tivemos a grande oportunidade de escutar o Sr. Nelson Eggers, presidente da Bebidas Fruki, que inovou e só teve bons resultados, tanto que em 2011 a Bebidas Fruki foi vencedora do Prêmio Qualidade RS – 2011 | Modalidade Troféu Ouro. A empresa de cunho familiar, mas com uma gestão muito profissional do Sr. Nelson Eggers e sua filha, que foi mencionada diversas vezes durante sua explanação.
Para finalizar, “Shoot the Shit: Das boas ideias aos bons resultados”. Criativo coletivo com Luciano Braga, Giovani Groff e Gabriel Gomes, criativos publicitários que sabem que boas idéias não são para ficar na gaveta. Esses três jovens, são responsáveis por ações que ganharam reconhecimento até na Russia, claro que com a informação um pouco distorcida, mas chegaram lá. Ações tão simples, que movimentaram Porto Alegre, conheça mais no facebook da galera https://www.facebook.com/shoottheshitws.
Para finalizar, posso dizer que ficou ainda mais claro que “Competição e Produtividade, se faz com qualidade”.

Marília Zanelato

Assessora de Comunicação TCS Sistemas

Chat