TCS News

27
jun

Conheça 10 conselhos valiosos para ter sucesso de grandes empreendedores

Veja abaixo uma lista de conselhos de empresários e executivos de sucesso e se inspire.

* Dedique-se para fazer um ótimo trabalho
“Seu trabalho vai preencher uma grande parte da sua vida, e a única maneira de ficar realmente satisfeito é fazer o que você acredita ser um ótimo trabalho. E a única maneira de fazer um excelente trabalho é amar o que você faz”, Steve Jobs, cofundador da Apple.
* Preste atenção nos clientes
Para o cofundador da Microsoft, empreendedores e pequenos empresários precisam aprender com os seus consumidores. “Seus clientes mais insatisfeitos são sua maior fonte de aprendizado”, conselho de Bill Gates, da obra de sua autoria Business @ the Speed of Thought, publicado em 1999.
* Tenha paixão
Muitos empreendedores lidam com a incerteza traçando vários planos para a sua empresa. Entretanto, para Mark Zuckerberg, cofundador do Facebook, para se manter motivado é preciso apenas ter paixão. “Se você só trabalhar em coisas que você gosta e é apaixonado, você não tem que ter um super plano para saber como as coisas vão se desenrolar”.
* Busque soluções
Para Luiza Helena Trajano, fundadora do Magazine Luiza, a profissionalização é um dos principais meios para que uma empresa tenha sucesso. Além disso, um conselho que a empreendedora deu durante o evento Day 1, da Endeavor, no ano passado, foi: pare de reclamar e arrume solução. “Tem gente que só vê problema. Olha para o negócio e torce para não dar certo. Eu não falo mal das coisas, eu me sinto responsável para ajudar o Brasil. E pare de falar que lidar com pessoas é difícil. Arruma solução”, disse.
* Não tenha medo de fracassar
Falhar faz parte do processo de qualquer tipo de aprendizado e no empreendedorismo não tem exceção. O conselho do fundador e CEO da startup Dropbox, Drew Houston, é simples: “não se preocupe com o fracasso; você só tem que estar certo uma vez”.
* Cuide da sua reputação
O megainvestor americano Warren Buffett é um executivo respeitado e inspira muitas pessoas, não só investidores. “São necessários 20 anos para construir uma reputação e cinco minutos para arruiná-la. Se você pensar sobre isso, você vai fazer as coisas de forma diferente". Este é um dos conselhos do bilionário.
* Capacite-se
Marcio Kumruian, fundador da Netshoes, acredita que qualquer empreendedor precisa se atualizar e se preparar para comandar o negócio. Além disso, um bom planejamento também é necessário. “Ousadia e inconformismo fazem parte do nosso DNA. Se você está cumprindo o que planejou, o lucro é uma questão de tempo”, disse Kumruian, durante a 12ª edição do evento CEO Summit 2013, organizado pela Endeavor e pela EY.
* Seja flexível
Jeff Bezos, fundador e CEO da Amazon, é um empreendedor que sempre buscou inovar e o Kindle é o seu grande exemplo de sucesso. "Se você não é teimoso, você vai desistir das tentativas muito cedo. E se você não for flexível, você vai bater sua cabeça contra a parede e não vai ver uma solução diferente para um problema que você está tentando resolver" é uma das dicas do empreendedor.
* Faça o que você ama
Em seu Twitter, Abilio Diniz, presidente do Conselho da BRF, disse que durante a aula da 8ª turma do Curso Liderança 360º da FGV, um dos alunos perguntou o que o motiva a continuar a trabalhar. A resposta foi: “O que me motiva a seguir em frente é a possibilidade de construir, realizar e ser feliz naquilo que faço”.
* Tenha um propósito
Empreender para enriquecer não pode ser o único combustível do empresário. Para Tony Hsieh, CEO da Zappos, o importante é ter um objetivo claro. “Persiga a visão, não o dinheiro, o dinheiro vai acabar seguindo você”. É o seu conselho para quem é dono do próprio negócio.
Fonte: Artigo publicado na revista Exame