TCS News

09
jan

Identidade Olfativa

Atuando sobre as emoções dos clientes, os aromas ganharam espaço no varejo e vêm conquistando o consumidor.
Algumas pessoas associam cheiros a situações, lugares ou objetos. Há quem diga, por exemplo, que terra molhada recorda a natureza ou a chuva e que chocolate remete a Páscoa. Ocorre que o bulbo olfativo fica localizado no sistema límbico, responsável por nossas memórias e emoções. Além disso, o olfato é o único sentido que possui conexão direta com o cérebro. Uma pesquisa realizada pela universidade Rockfeller, de Nova Iorque, indicou que 35% da memorização vêm do olfato e 5% da visão.
Para oferecer uma experiência diferenciada aos consumidores, algumas lojas criam uma identificação por meio das fragrâncias próprias, usadas no ambiente de venda ou nos produtos de marca. Adotar o marketing olfativo é, principalmente, transmitir os valores da empresa. O odor pode apresentar dois tipos de respostas: prazerosas ou desagradáveis, sendo capaz de causar um impacto na intenção da compra e no comportamento do cliente. A experiência olfativa cria um registro completo das sensações, provocando o encantamento do cliente com a marca.
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