TCS News

27
nov

Foco na Estratégia

Para se destacar no mercado frente à concorrência, está cada vez mais procurado o direcionamento para nichos cada vez mais específicos. Atender as necessidades do público com precisão e qualidade é a base para empreendimentos bem-sucedidos.
Diante da concorrência das grandes redes, cujos lucros são principalmente pela quantidade de itens vendidos, as pequenas e médias empresas precisam se diferenciar. A proximidade dos clientes e o atendimento personalizado, quase familiar, são sempre um trunfo e a qualidade do produto também. Numa época em que os consumidores buscam soluções com o menor esforço, a saída para sobrevivência dos negócios pode estar em nichos bem específicos. O segredo tem sido focar para oferecer o melhor.
Essas empresas focadas no diferencial para atrair os consumidores, procuram observar as demandas do mercado de perfis específicos de consumidores. Elas oferecem mais opções dentro de categorias focadas, muitas vezes por um valor elevado, o que garante o fôlego financeiro dos estabelecimentos. Para isso, é preciso perceber valor, ou seja, analisar as características e entender as lacunas de cada segmento. Ir de encontro dessas necessidades pode ser mais fácil para o pequeno varejista. Ao observar o movimento da clientela e o fluxo do estoque, é possível entender rapidamente o que o consumidor busca e quanto ele está disposto a pagar. É muito importante adequar o ponto de venda às necessidades em que o comércio local deixa brechas, as quais as grandes redes não conseguem atender.
Para as empresas. Segmentar também é uma maneira de aperfeiçoar o trabalho. Com foco numa única área, podem-se aprofundar conhecimentos em refinar técnicas e, assim, garantir que o resultado seja superior ao da concorrência.
Chat