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21
nov

Na Rede com Sucesso

A importância das mídias sociais para as empresas é praticamente inquestionável. Porém, muito empreendedores ainda não sabem direito por onde começar. Confirma dez passos para entrar na rede com mais segurança:

1º Pesquisar as redes existentes
Conheça as redes sociais mais populares e entenda como elas funcionam. Lembre-se que cada site tem um propósito e um público diferente. Nem todos os serviços podem ser adequados ao perfil da sua empresa, então é melhor priorizar os mais utilizados pelo seu público-alvo.

2º Elaborar um plano estratégico
Estar na rede pode funcionar para divulgar a marca, aumentar a interação com os clientes, impulsionar vendas ou prospectar novos públicos. Tudo isso, demanda uma estratégia. Sem saber quais são as metas e como proceder para atingi-las, sua presença num espaço digital pode ter muito esforço para pouco retorno.

3º Definir a equipe de conteúdo
O ideal é concentrar as mídias sociais nas mãos de um grupo especializado. Você pode começar com um responsável pelo conteúdo e outro colaborador para mensurar os resultados (estrategista). Pensar no design das páginas também é importante. Quanto mais elaborada for a estratégia maior será o investimento, tanto financeiro quanto pessoal.

4º Manter a periodicidade
Uma página desatualizada não passa credibilidade. O mesmo vale para perfis que publicam muitos posts em sequência, o chamado flood. O número aceitável de postagens varia de acordo com a rede social, mas de qualquer forma deve-se manter a regularidade das atualizações.

5º Atualizar-se com o mundo
É comum encontrar perfis que aproveitam temas atuais para gerar diálogo com o público. É importante entender quais são os temas que estão em alta e como eles podem ser aproveitados.

6º Gerar conteúdo
Propaganda e anúncios de ofertas nem sempre são o mais interessante. Contar histórias e gerar conteúdo relevante, com informação e entretenimento, é o mais indicado. Quanto mais rico o conteúdo, maiores as chances de o público de identificar e compartilhar aquilo, o que garante visibilidade e audiência para a marca.

7º Dialogar com o público
Mídias sociais requerem respostas imediatas. Se um cliente recorre a pagina para tirar uma dúvida, o mínimo que espera é ser atendido o quanto antes. Perguntas, elogios e criticas devem ser prontamente respondidos. Um diálogo franco e direto, além de satisfazer as demandas do público, denota simpatia e passa uma boa imagem para os seguidores da página.

8º Monitorar a empresa na rede
Existem ferramentas para avaliar o impacto de sua empresa online.Comece verificando o número de visualizações ou citações referentes a página. Pesquise o que estão falando sobre a sua empresa e das concorrentes. Isso ajuda avaliar se os objetivos estão sendo alcançados e o que precisa para melhorar. Presença na rede é uma estrategica de marketing muito utilizada.

9º Ser honesto sempre
As mídias sociais são um espaço de reclamações por excelência. É comum encontrar relato de clientes insatisfeitos. Se isso acontecer, informe-se sobre o que aconteceu e seja transparente, oferecendo alternativas para solucionar o problema. Não faça de forma alguma pouco caso da reclamação . Cordialidade também é primordial.

10º Adaptar-se as novidades
Planejamento é importante, porém, é necessário ser flexível. Pois nada no meio digital é estático.As modas mudam, o público que está no facebook agora pode migrar para outra plataforma amanhã. Esteja atento as transformações do meio e saiba a hora certa de reelaborar sua estratégica. Mídias sociais envolvem pessoas, e pessoas são imprevisíveis.
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