TCS News

29
out

Serra Gaúcha, cultura de ser de fato uma formadora de empresas.

 10 HABITANTES = 1 EMPRESA

Segundo reportagem especial no Jornal Pioneiro de Caxias do Sul/RS do dia (29/10), estima-se que exista um CNPJ para cada dezena de moradores na Serra Gaúcha, essa seria a maior taxa do país.
O trabalho costuma ser muito valorizado na região da Serra Gaúcha, e essa característica da população deu origem a um espírito empreendedor que atualmente existe um Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ) para cada 10 habitantes da região. A taxa calculada pelo Sebrae/RS é a maior do país, colocando a Serra no topo nacional de terreno fértil para as empresas. Conforme dados do Sebrae/RS e do IBGE, existem mais de 100mil empresas e pequenos negócios nos 47 municípios da Serra Gaúcha.
O início da industrialização, aliado à valorização do trabalho que já existia, criou nos moradores da região (especialmente em Caxias do Sul) o sonho de tornarem-se donos do negócio. A busca constante de capacitação por parte dos executivos e outros funcionários também reforça a criação de novos negócios. Conforme o empregado se profissionaliza e se especializa, cresce nele a vontade de empreender.

Linha de Pequena Empresa de Caxias do Sul/RS.
Um dos projetos que comprovam o empreendedorismo dos caxienses é a Linha da Pequena Empresa. A ação que é uma iniciativa do Sebrae/RS em parceria com a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) da cidade, a prefeitura, a Visate e Banco do Povo, já atendeu desde o início do ano a cerca de duas mil pessoas e formalizou 650Microempreendedores Individuais (MEIs). A Linha de Pequena Empresa é um ônibus adaptado no qual funiona um escritório itinerante do Sebrae/RS. Nele, empresários, empreendedores e candidatos a empresários podem se informar sobre formalização e microcrédito, concessão de alvarás, capacitação em gestão empresarial, Declaração Anual do Simples Nacional, entre outros pontos.
Chat