TCS News

05
mar

Gerenciamento de Projetos - A importância de gerenciar projetos

O PMI (Project Manager Institute) define gestão de projetos como sendo o processo através do qual se aplicam conhecimentos, capacidades, instrumentos e técnicas às atividades do projeto de forma a satisfazer as necessidades e expectativas dos diversos stakeholders que são indivíduos ativamente envolvidos no projeto ou cujo resultado do mesmo poderá afetá-los positivamente ou negativamente.

Um ponto-de-vista alternativo diz que gerenciamento de projetos é a disciplina de definir e alcançar objetivos ao mesmo tempo em que se aperfeiçoa o uso de recursos (tempo, dinheiro, pessoas, espaço, etc.).

É claro que quando falamos em gerenciamento de projetos, todo mundo, ou pelo menos a maioria das pessoas imagina uma obra faraônica, com milhares de pessoas envolvidas em diversas etapas, mas não é bem assim. Podem-se gerenciar pequenos, médios e grandes projetos em qualquer empresa, companhia ou corporação. Um projeto pode estar envolvido em pequenas atividades do dia-a-dia. Pode estar envolvido na resolução de problemas internos, implantação de sistemas, negociação com fornecedores, entrega de produtos e implantação de estratégias.

Gerir projetos da forma correta só traz benefícios às empresas. Se utilizado em resolução de problemas, por exemplo, o gerenciamento de projetos define precisamente tomadas de decisões e ainda indica efeitos e causas.

Para manter o controle sobre o projeto do início ao fim, um gerente de projetos utiliza várias técnicas, dentre as quais se destacam:
Planejamento de projeto;
Análise de valor agregado;
Gerenciamento de riscos de projeto;
Cronograma;
Melhoria de processo.

Ainda cabe ao gerente de projetos, gerenciar tempo, custos e o escopo. Essas são as variáveis de projetos, que podem afetar positivamente ou negativamente todo o resultado do projeto.
Os gestores devem ficar atentos ao mercado e aos fatores que demonstram a necessidade de uma boa gestão de projetos. Devem analisar o mercado e seus players, devem analisar a margem de lucros, analisarem a exigência dos clientes, avanços tecnológicos e demais fatores que revelam a necessidade de se implantar e gerenciar projetos.

Gerenciar projetos dentro de uma empresa só traz benefícios financeiros e crescimento em curto prazo. Traz diferenciais competitivos na forma de gestão da empresa.

Visto todas as vantagens do Gerenciamento de Projetos e as exigências do mercado e também dos programas de qualidade, desenvolvemos um sistema que auxilia você a gerenciar projetos dentro da entidade. É uma ferramenta simples que apóia o gerente de projetos em todas as etapas estabelecidas para cada projeto. Confira no link:
http://www.tcssistemas.com.br/solucoes/34/gerencial/tcsprojetos

Para concluir, deixo um vídeo, onde podemos perceber que um projeto não tem sucesso sem um bom planejamento de comunicação. Veja como a falta de comunicação afeta negativamente um projeto inteiro!

Confira: http://www.youtube.com/watch?v=wqYl1zM_1JE

Referências bibliográficas:
Heizer, Jay; Render Barry. "Operations Management": International Edition, 7ª Edição 2004, ISBN 131209744
Gaither, Norman. Production and Operations Management" International Edition, 5ª Edição 1992, ISBN 30746221
Monks, Joseph G. " Administração da Produção" Editora McGraw Hill, 1ª Edição 1987, ISBN 74502778
Chat