TCS News

17
jan

Geração do bem-estar

Nascidos entre 1978 e 1990, a geração conhecida como Y está mostrando uma nova forma de ver o mundo, com novos valores e mudanças comportamentais. Grande parte desses jovens está na universidade, consideram o trabalho uma fonte de dinheiro e estabilidade financeira. Para eles, riqueza representa influência sobre as pessoas, realização profissional e oportunidades de comprar para realizar seus desejos.
Uma pesquisa da Bridge Research mostra que a estrutura de gastos varia de acordo com a classe. Com menor necessidade de ajudar nos custos de casa, os Y das classes A e B personificam no consumo a individualidade e a busca pela satisfação. A Classe A opta por gastar em roupas, acessórios e dispositivos eletrônicos, já a B prioriza cosméticos, beleza e viagens. Para a classe C os gastos se concentram na responsabilidade e também na busca pelo bem-estar. Crescer financeiramente é a meta a ser alcançada rapidamente pelos Y. Um público que fomenta inovação e qualidade e é bastante promissor para o comércio, além de ser ávido por um futuro melhor para todos.
09
jan

Identidade Olfativa

Atuando sobre as emoções dos clientes, os aromas ganharam espaço no varejo e vêm conquistando o consumidor.
Algumas pessoas associam cheiros a situações, lugares ou objetos. Há quem diga, por exemplo, que terra molhada recorda a natureza ou a chuva e que chocolate remete a Páscoa. Ocorre que o bulbo olfativo fica localizado no sistema límbico, responsável por nossas memórias e emoções. Além disso, o olfato é o único sentido que possui conexão direta com o cérebro. Uma pesquisa realizada pela universidade Rockfeller, de Nova Iorque, indicou que 35% da memorização vêm do olfato e 5% da visão.
Para oferecer uma experiência diferenciada aos consumidores, algumas lojas criam uma identificação por meio das fragrâncias próprias, usadas no ambiente de venda ou nos produtos de marca. Adotar o marketing olfativo é, principalmente, transmitir os valores da empresa. O odor pode apresentar dois tipos de respostas: prazerosas ou desagradáveis, sendo capaz de causar um impacto na intenção da compra e no comportamento do cliente. A experiência olfativa cria um registro completo das sensações, provocando o encantamento do cliente com a marca.
18
dez

45º Bom dia TI e Ação Beneficiente

O Diretor da TCS Sistemas Ricardo Timmers, esteve presente no 45º Bom dia TI, realizado pelo Trinopolo no dia 12 de dezembro.
O evento contou com a participação do Frei Jaime Bettega falando sobre gestão humanizada.




Frei Jaime com Sandro (Tel Master), Rosi (Benfare) e Ricardo Timmers (TCS Sistemas), empresas que serão parceiras no Projeto de Recuperação da Sala de Informática da Casa do Adolescente da Lefan.
 
27
nov

Foco na Estratégia

Para se destacar no mercado frente à concorrência, está cada vez mais procurado o direcionamento para nichos cada vez mais específicos. Atender as necessidades do público com precisão e qualidade é a base para empreendimentos bem-sucedidos.
Diante da concorrência das grandes redes, cujos lucros são principalmente pela quantidade de itens vendidos, as pequenas e médias empresas precisam se diferenciar. A proximidade dos clientes e o atendimento personalizado, quase familiar, são sempre um trunfo e a qualidade do produto também. Numa época em que os consumidores buscam soluções com o menor esforço, a saída para sobrevivência dos negócios pode estar em nichos bem específicos. O segredo tem sido focar para oferecer o melhor.
Essas empresas focadas no diferencial para atrair os consumidores, procuram observar as demandas do mercado de perfis específicos de consumidores. Elas oferecem mais opções dentro de categorias focadas, muitas vezes por um valor elevado, o que garante o fôlego financeiro dos estabelecimentos. Para isso, é preciso perceber valor, ou seja, analisar as características e entender as lacunas de cada segmento. Ir de encontro dessas necessidades pode ser mais fácil para o pequeno varejista. Ao observar o movimento da clientela e o fluxo do estoque, é possível entender rapidamente o que o consumidor busca e quanto ele está disposto a pagar. É muito importante adequar o ponto de venda às necessidades em que o comércio local deixa brechas, as quais as grandes redes não conseguem atender.
Para as empresas. Segmentar também é uma maneira de aperfeiçoar o trabalho. Com foco numa única área, podem-se aprofundar conhecimentos em refinar técnicas e, assim, garantir que o resultado seja superior ao da concorrência.
26
nov

50 Anos Sinbel-RJ

 
É com grande alegria que o Sinbel chega aos seus 50 Anos de existência. Com uma trajetória de muito trabalho, dedicação e conquistas, trazendo o que há de melhor e inovador para o ramo da Beleza.

A comemoração do aniversário será no dia 09 de dezembro de 2013, a partir das 20h no Clube Militar do Rio de Janeiro.

Desde já, parabenizamos a Sinbel-RJ, por esses 50 anos de sucesso para o Setor de Beleza.
25
nov

Fenacon elege nova diretoria

 
Em Assembleia Geral Extraordinária do Conselho de Representantes dos Sindicatos filiados à Fenacon, realizada no dia 21, em Brasília, foi eleita a nova diretoria, por meio de voto nominativo (aberto), para a gestão 2014/2018.
Para o cargo de presidente, foi eleito o empresário contábil Mário Elmir Berti, do Paraná. Para vice-presidente institucional, Irineu Thomé, de São Paulo, foi reconduzido ao cargo.
Empresário contábil com atuação no Paraná, Mario Berti exerceu a gestão que termina o cargo de diretor adjunto de Políticas Públicas. Ele também foi presidente do Sescap- Paraná por duas gestões (2004/2007 e 2007/2010).Após a votação e proclamação do resultado, o novo presidente comprometeu-se a dar continuidade a todos os projetos importantes já em andamento e iniciar frentes de trabalho que venham a valorizar os segmentos representados.
O mandato da nova diretoria começa em 1º de janeiro de 2014 e vai até 30 de junho de 2018. A posse solene está marcada para o dia 14 de março de 2014, na cidade de Curitiba.

Boa sorte e muito sucesso, ao presidente Mario Berti e ao vice-presidente Irineu Thomé!


Mário Berti em discurso após ser eleito Presidente da Fenacon.


 
 
21
nov

Na Rede com Sucesso

A importância das mídias sociais para as empresas é praticamente inquestionável. Porém, muito empreendedores ainda não sabem direito por onde começar. Confirma dez passos para entrar na rede com mais segurança:

1º Pesquisar as redes existentes
Conheça as redes sociais mais populares e entenda como elas funcionam. Lembre-se que cada site tem um propósito e um público diferente. Nem todos os serviços podem ser adequados ao perfil da sua empresa, então é melhor priorizar os mais utilizados pelo seu público-alvo.

2º Elaborar um plano estratégico
Estar na rede pode funcionar para divulgar a marca, aumentar a interação com os clientes, impulsionar vendas ou prospectar novos públicos. Tudo isso, demanda uma estratégia. Sem saber quais são as metas e como proceder para atingi-las, sua presença num espaço digital pode ter muito esforço para pouco retorno.

3º Definir a equipe de conteúdo
O ideal é concentrar as mídias sociais nas mãos de um grupo especializado. Você pode começar com um responsável pelo conteúdo e outro colaborador para mensurar os resultados (estrategista). Pensar no design das páginas também é importante. Quanto mais elaborada for a estratégia maior será o investimento, tanto financeiro quanto pessoal.

4º Manter a periodicidade
Uma página desatualizada não passa credibilidade. O mesmo vale para perfis que publicam muitos posts em sequência, o chamado flood. O número aceitável de postagens varia de acordo com a rede social, mas de qualquer forma deve-se manter a regularidade das atualizações.

5º Atualizar-se com o mundo
É comum encontrar perfis que aproveitam temas atuais para gerar diálogo com o público. É importante entender quais são os temas que estão em alta e como eles podem ser aproveitados.

6º Gerar conteúdo
Propaganda e anúncios de ofertas nem sempre são o mais interessante. Contar histórias e gerar conteúdo relevante, com informação e entretenimento, é o mais indicado. Quanto mais rico o conteúdo, maiores as chances de o público de identificar e compartilhar aquilo, o que garante visibilidade e audiência para a marca.

7º Dialogar com o público
Mídias sociais requerem respostas imediatas. Se um cliente recorre a pagina para tirar uma dúvida, o mínimo que espera é ser atendido o quanto antes. Perguntas, elogios e criticas devem ser prontamente respondidos. Um diálogo franco e direto, além de satisfazer as demandas do público, denota simpatia e passa uma boa imagem para os seguidores da página.

8º Monitorar a empresa na rede
Existem ferramentas para avaliar o impacto de sua empresa online.Comece verificando o número de visualizações ou citações referentes a página. Pesquise o que estão falando sobre a sua empresa e das concorrentes. Isso ajuda avaliar se os objetivos estão sendo alcançados e o que precisa para melhorar. Presença na rede é uma estrategica de marketing muito utilizada.

9º Ser honesto sempre
As mídias sociais são um espaço de reclamações por excelência. É comum encontrar relato de clientes insatisfeitos. Se isso acontecer, informe-se sobre o que aconteceu e seja transparente, oferecendo alternativas para solucionar o problema. Não faça de forma alguma pouco caso da reclamação . Cordialidade também é primordial.

10º Adaptar-se as novidades
Planejamento é importante, porém, é necessário ser flexível. Pois nada no meio digital é estático.As modas mudam, o público que está no facebook agora pode migrar para outra plataforma amanhã. Esteja atento as transformações do meio e saiba a hora certa de reelaborar sua estratégica. Mídias sociais envolvem pessoas, e pessoas são imprevisíveis.
18
nov

SindiGÊNEROS faz 25 Anos.

São 25 anos Fortalecendo o comércio da região.

O Sindicato do Comércio de Gêneros Alimentícios (Sindigêneros) foi homenageado pelo Legislativo caxiense realizado no último dia 7 de novembro, ao final da sessão ordinária. O Sindigêneros representa jurídica e socialmente as 1,5 mil empresas que comercializam alimentos, instaladas nos municípios de Caxias do Sul, Flores da Cunha, Nova Pádua e São Marcos, somando mais de 5 mil trabalhadores. Deste total, mais de 90% é de pequenos estabelecimentos.
O sindicato tem entre suas atividades fundamentais a representação legal dos varejistas de gêneros alimentícios junto às esferas do poder público, da sociedade e às demandas a serem tratadas com os empregados do comércio de gêneros alimentícios, como nas tratativas salariais. Essa história de sucesso iniciou em 1875, quando os imigrantes italianos chegaram à região e até os dias de hoje, vem se fortalecendo e fazendo a diferença para a região.

Parabéns Sindigêneros, pelos seus 25 anos de sucesso!


14
nov

Novidade no comércio eletrônico

     A legislação ainda não está acompanhando de forma ideal a evolução do comércio eletrônico, mesmo com o aumento do número de consumidores de e-commerce passando de 23 milhões de usuários em 2010 para 43 milhões em 2012. No entanto, a Presidência da República lançou no início do ano, o Plano Nacional de Consumo e Cidadania (Plandec), que é um conjunto de medidas que devem garantir a melhoria na qualidade de produtos e serviços e aperfeiçoamento das relações de consumo. Um dos objetivos do Plandec é atender as necessidades e respeitar a saúde, dignidade e segurança do consumidor, além de prevenir e repreender condutas que violem os seus direitos.

O decreto de nº 7.963, ao entrar em vigor, trouxe novidades em informações que os sites eletrônicos utilizados para ofertas de produtos devem disponibilizar aos consumidores, como:
- Identificação do nome empresarial;
- CNPJ e endereço físico do fornecedor;
- Características do produto, incluindo riscos à saúde e à segurança;
- Discriminação do preço final de quaisquer despesas adicionais;
- Prazo de entrega e necessidades de informações claras e ostensivas a respeito de restrições à oferta.

     Dentre as novidades mais importantes está a regulamentação do direito do arrependimento da compra com disposição expressa de que o consumidor pode arrepender-se pela mesma ferramenta utilizada na hora da compra, sem a necessidade de utilizar outros meios, como telefone ou e-mail.
07
nov

Copa de 2014 e as pequenas empresas

    Com a realização dos grandes eventos esportivos no Brasil, a Copa de Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016, os empreendedores devem ficar atentos às oportunidades que estão surgindo, relacionadas aos negócios.
É preciso estabelecer planos e metas, manter a equipe sempre treinada e motivada e desenvolver a estrutura necessária para aumentar as vendas na época dos eventos.
Na área do comércio varejista foi apontado, que o segmento terá mais de cem oportunidades em diversas áreas. Outro ponto que merece atenção dos empresários é a sustentabilidade, já que o turista estrangeiro valoriza muito esse quesito, além do que, pensar nisso é bom para todos.
    Quanto mais preparado estiverem, mais chances de desenvolver as empresas e as incerirem no mercado competitivo.
    Segundo um estudo realizado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) para o Sebrae, a Copa do Mundo poderá gerar cerca de 929 oportunidades de negócios para micro e pequenas empresas.
    Segue abaixo quais são os setores onde estão as maiores oportunidades:
* Agronegócio
* Comércio Varejista
* Construção Civil
* Madeiras e móveis
*Turismo e Produção associada ao turismo (artesanato, gastronomia, entretenimento), moda (Têxtil e confecções).
* Serviços
* Tecnologia de informação e comunicação (TIC)
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