TCS News

21
fev

Ambientes de Trabalho cada vez mais aconchegantes, além de funcionais.

     A evolução da atividade humana provou mudanças nos espaços onde o homem exerce suas tarefas e passa a maior parte do dia. Cada vez mais os ambientes de trabalho são reflexos do mundo dos negócios e da sociedade em que estão inseridos. As tarefas cotidianas passaram a exigir espaços diferenciados, com condições de conforto e requerimentos funcionais e estéticos específicos. Os escritórios tornaram-se locais dinâmicos e de alta sinergia e conectividade. Estudos científicos comprovam que espaços agradáveis, bem planejados e equipados com mobiliário, iluminação, acústica e conforto térmico adequados favorecem a harmonia e o bem-estar e, conseqüentemente, elevam os níveis de produtividade.
     Os ambientes de trabalho requerem vida, personalidade, funcionalidade e aconchego. Acrescentar ainda que requerem sofisticação do projeto, o que não significa ser mais caro ou usar materiais e produtos de alto valor. Significa ter uma atitude e um planejamento mais refinado do projeto, com um design mais sofisticado e não apenas funcional.

 
14
fev

Competências Humanas como Diferencial

     Imagine uma orquestra, cada músico toca um instrumento diferente e contribui com uma parte da música que encanta quem ouve. Então, imagine que nessa orquestra todos tocam de ouvido, a música acontece com muitas imperfeições. Suponha agora que os músicos toquem através de uma partitura, a música acontecerá com maior perfeição e harmonia. Do mesmo modo funciona uma organização, as competências de cada profissional podem ser comparadas à partitura que rege a banda e ajudará as pessoas a compreenderem melhor seu papel.
     Estabelecer uma relação em que profissionais e organizações andem de mãos dadas para atingir metas e objetivos é um desafio constante e cada vez mais presente na vida das empresas de todos os segmentos e portes. Todos os profissionais que desejam ver seu trabalho reconhecido associam carreira à satisfação individual e a valorização das próprias potencialidades. A dificuldade se dá quando não está claro o que é esperado de determinado profissional ou se o perfil desejado pela empresa não corresponde àquele que a pessoa apresenta no cargo. Alinhar essas necessidades é imprescindível para o sucesso de qualquer negócio e para a satisfação pessoal de qualquer um. É nesse contexto que surge a gestão por competências, uma metodologia que mapeia o capital humano por meio da identificação de competências profissionais e pessoais. A gestão por competências permite localizar talentos internos e desenvolver habilidades necessárias, componentes essenciais quando falamos em um mercado focado em resultados. Essa gestão pode ser traduzida como um sistema de práticas de recursos humanos voltados a excelência do desempenho e ao desenvolvimento permanente de competências técnicas e comportamentais.
     Em ambientes organizacionais cada vez mais competitivos, onde as diferenças são obtidas por meio de vantagens milimétricas, as pessoas fazem toda a diferença. Identificar se o profissional tem as qualidades comportamentais e técnicas exigidas para a função que desempenha e se está pronto para lidar com diferentes níveis de complexibilidade e desafios ainda maiores torna-se vital e é tendência nas organizações.

 
07
fev

A cor nos espaços corporativos

      
     Os escritórios ou os espaços corporativos, nos últimos 60 anos vêm sofrendo alterações na forma como são concebidos. De alguma maneira, sempre refletem a cultura das empresas, como se estruturam, como são administradas e como encaram as suas relações de trabalho. Até o final dos anos 50, não havia qualquer preocupação com os aspectos visuais, embora muitos compensassem com janelas que permitiam uma integração com o exterior. 
     Com o desenvolvimento da Tecnologia de informação (TI), a maioria dos espaços corporativos já se adequaram com a nova forma de trabalho. Há necessidade de se pensar o espaço como um lugar agradável onde as pessoas possam desenvolver as suas atividades, de forma a suportar um grau de pressão e cobrança como nunca antes houvera. A qualidade do espaço se torna fundamental e a cor assume um papel no processo de concepção desse novo espaço de fundamental importância.
     As cores têm um importante papel na ambientação, na medida em que remetem sempre a auma realção do homem com a natureza. Ao colocar um ser humano em ambientes de longa permanência, quanto mais monocromático for o ambiente, mais ele se sentirá isolado do seu ambiente natural. Isso não quer dizer que ambientes corporativos devam ser multicoloridos, mas o ideal é que sempre apresentem alguma variação cromática, se o que se pretende é gerar uma sensação de acolhimento.
     Nem sempre, dependendo do tamanho do espaço e do orçamento, é possível ter uma paleta de cores muito grande à disposição. Cabe a quem está desenvolvendo o projeto ser criativo, pois é possível desenvolver projetos mesmo com as restrições encontradas, e torcer para que em curto espaço de tempo, possamos chegar ao padrão das empresas americanas e europeias, onde as opções cromáticas são muito maiores, certamente por exigência de ummercado consciente da importância da cor no espaço corporativo.
23
jan

Tecnologia e inovação para um caminho sustentável

     Com esta pressão da população por mais bens e serviços, o grande desafio é o de atender as necessidades humanas, preservando os recursos naturais, que são extraídos diretamente da natureza, tais como solos (urbanos e agrícolas), os minerais, as águas (dos rios, dos lagos, dos mares, dos oceanos, e do subsolo), a fauna, a flora, o sol, e o vento (como fontes de energia), entre outros. Este é o grande desafio, o da sustentabilidade, por ser um problema de manutenção e ampliação da capacidade produtiva da economia.
     De um lado, a sociedade pressiona por mais bens e serviços e por isso, aumenta a demanda por mais recursos econômicos, inclusive os naturais. De outro lado, as empresas, pelo ambiente econômico de crescente competição, são pressionadas a serem competitivas, se quiserem sobreviver e crescer. Para atender simultaneamente a estes dois desafios, a via tecnológica é o caminho inteligente que o ser humano dispõe para resolver o problema econômico e tornar as empresas mais competitivas.
Pela inovação e uso de novas tecnologias é possível aumentar a produtividade. Essa maior produtividade resulta no aumento da produção de bens e serviços, ajudando a encontrar o caminho para uma sociedade atender melhor suas necessidades; possibilita a uma empresa reduzir o custo unitário, pois o preços dos produtos dependem da decisão dos consumidores. Portanto, a inovação é o principal caminho tanto para resolver o problema econômico de uma sociedade como também para tornar suas empresas mais competitivas com custos menores.
17
jan

Geração do bem-estar

Nascidos entre 1978 e 1990, a geração conhecida como Y está mostrando uma nova forma de ver o mundo, com novos valores e mudanças comportamentais. Grande parte desses jovens está na universidade, consideram o trabalho uma fonte de dinheiro e estabilidade financeira. Para eles, riqueza representa influência sobre as pessoas, realização profissional e oportunidades de comprar para realizar seus desejos.
Uma pesquisa da Bridge Research mostra que a estrutura de gastos varia de acordo com a classe. Com menor necessidade de ajudar nos custos de casa, os Y das classes A e B personificam no consumo a individualidade e a busca pela satisfação. A Classe A opta por gastar em roupas, acessórios e dispositivos eletrônicos, já a B prioriza cosméticos, beleza e viagens. Para a classe C os gastos se concentram na responsabilidade e também na busca pelo bem-estar. Crescer financeiramente é a meta a ser alcançada rapidamente pelos Y. Um público que fomenta inovação e qualidade e é bastante promissor para o comércio, além de ser ávido por um futuro melhor para todos.
09
jan

Identidade Olfativa

Atuando sobre as emoções dos clientes, os aromas ganharam espaço no varejo e vêm conquistando o consumidor.
Algumas pessoas associam cheiros a situações, lugares ou objetos. Há quem diga, por exemplo, que terra molhada recorda a natureza ou a chuva e que chocolate remete a Páscoa. Ocorre que o bulbo olfativo fica localizado no sistema límbico, responsável por nossas memórias e emoções. Além disso, o olfato é o único sentido que possui conexão direta com o cérebro. Uma pesquisa realizada pela universidade Rockfeller, de Nova Iorque, indicou que 35% da memorização vêm do olfato e 5% da visão.
Para oferecer uma experiência diferenciada aos consumidores, algumas lojas criam uma identificação por meio das fragrâncias próprias, usadas no ambiente de venda ou nos produtos de marca. Adotar o marketing olfativo é, principalmente, transmitir os valores da empresa. O odor pode apresentar dois tipos de respostas: prazerosas ou desagradáveis, sendo capaz de causar um impacto na intenção da compra e no comportamento do cliente. A experiência olfativa cria um registro completo das sensações, provocando o encantamento do cliente com a marca.
18
dez

45º Bom dia TI e Ação Beneficiente

O Diretor da TCS Sistemas Ricardo Timmers, esteve presente no 45º Bom dia TI, realizado pelo Trinopolo no dia 12 de dezembro.
O evento contou com a participação do Frei Jaime Bettega falando sobre gestão humanizada.




Frei Jaime com Sandro (Tel Master), Rosi (Benfare) e Ricardo Timmers (TCS Sistemas), empresas que serão parceiras no Projeto de Recuperação da Sala de Informática da Casa do Adolescente da Lefan.
 
27
nov

Foco na Estratégia

Para se destacar no mercado frente à concorrência, está cada vez mais procurado o direcionamento para nichos cada vez mais específicos. Atender as necessidades do público com precisão e qualidade é a base para empreendimentos bem-sucedidos.
Diante da concorrência das grandes redes, cujos lucros são principalmente pela quantidade de itens vendidos, as pequenas e médias empresas precisam se diferenciar. A proximidade dos clientes e o atendimento personalizado, quase familiar, são sempre um trunfo e a qualidade do produto também. Numa época em que os consumidores buscam soluções com o menor esforço, a saída para sobrevivência dos negócios pode estar em nichos bem específicos. O segredo tem sido focar para oferecer o melhor.
Essas empresas focadas no diferencial para atrair os consumidores, procuram observar as demandas do mercado de perfis específicos de consumidores. Elas oferecem mais opções dentro de categorias focadas, muitas vezes por um valor elevado, o que garante o fôlego financeiro dos estabelecimentos. Para isso, é preciso perceber valor, ou seja, analisar as características e entender as lacunas de cada segmento. Ir de encontro dessas necessidades pode ser mais fácil para o pequeno varejista. Ao observar o movimento da clientela e o fluxo do estoque, é possível entender rapidamente o que o consumidor busca e quanto ele está disposto a pagar. É muito importante adequar o ponto de venda às necessidades em que o comércio local deixa brechas, as quais as grandes redes não conseguem atender.
Para as empresas. Segmentar também é uma maneira de aperfeiçoar o trabalho. Com foco numa única área, podem-se aprofundar conhecimentos em refinar técnicas e, assim, garantir que o resultado seja superior ao da concorrência.
26
nov

50 Anos Sinbel-RJ

 
É com grande alegria que o Sinbel chega aos seus 50 Anos de existência. Com uma trajetória de muito trabalho, dedicação e conquistas, trazendo o que há de melhor e inovador para o ramo da Beleza.

A comemoração do aniversário será no dia 09 de dezembro de 2013, a partir das 20h no Clube Militar do Rio de Janeiro.

Desde já, parabenizamos a Sinbel-RJ, por esses 50 anos de sucesso para o Setor de Beleza.
25
nov

Fenacon elege nova diretoria

 
Em Assembleia Geral Extraordinária do Conselho de Representantes dos Sindicatos filiados à Fenacon, realizada no dia 21, em Brasília, foi eleita a nova diretoria, por meio de voto nominativo (aberto), para a gestão 2014/2018.
Para o cargo de presidente, foi eleito o empresário contábil Mário Elmir Berti, do Paraná. Para vice-presidente institucional, Irineu Thomé, de São Paulo, foi reconduzido ao cargo.
Empresário contábil com atuação no Paraná, Mario Berti exerceu a gestão que termina o cargo de diretor adjunto de Políticas Públicas. Ele também foi presidente do Sescap- Paraná por duas gestões (2004/2007 e 2007/2010).Após a votação e proclamação do resultado, o novo presidente comprometeu-se a dar continuidade a todos os projetos importantes já em andamento e iniciar frentes de trabalho que venham a valorizar os segmentos representados.
O mandato da nova diretoria começa em 1º de janeiro de 2014 e vai até 30 de junho de 2018. A posse solene está marcada para o dia 14 de março de 2014, na cidade de Curitiba.

Boa sorte e muito sucesso, ao presidente Mario Berti e ao vice-presidente Irineu Thomé!


Mário Berti em discurso após ser eleito Presidente da Fenacon.


 
 
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